fórum do farol de ideias

movimento de mãos e cabeças | movimento de activistas sonhadores

InícioInício  GaleriaGaleria  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se    

Compartilhe | 

Geração do ecrã

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Andreia
forumeiro
forumeiro

Feminino
Número de Mensagens : 123

MensagemAssunto: Geração do ecrã   Sex 20 Jun - 13:16

"A geração do ecrã

Desculpem se trago hoje à baila a história da professora agredida pela aluna numa escola do Porto, um caso de que já toda a gente falou, mas estive longe da civilização por uns dias e, diante de tudo o que agora vi e ouvi (sim, também vi o vídeo) palavra que a única coisa que acho verdadeiramente espantosa é o espanto das pessoas.
Só quem não tem entrado numa escola nestes últimos anos, só quem não contacta com gente desta idade, só quem não anda nas ruas nem nos transportes públicos, só quem nunca viu os "Morangos com Açúcar", só quem tem andado completamente cego (e surdo) de todo é que pode ter ficado surpreendido.
Se isto fosse o caso isolado de uma aluna que tivesse ultrapassado todos os limites e agredido uma professora pelo mais fútil dos motivos - bem estaríamos nós! Haveria um culpado, haveria um castigo, e o caso arrumava-se.
Mas casos destes existem pelas escolas do país inteiro. (Só mesmo a Sra. Ministra - que não entra numa escola sem avisar... - é que tem coragem de afirmar que não existe violência nas escolas...)
Este caso só é mais importante do que outros porque apareceu em vídeo, e foi levado à televisão, e agora sim, agora sabemos finalmente que a violência existe!
O pior é que isto não tem apenas a ver com uma aluna, ou com uma professora, ou com uma escola, ou com um extracto social.
Isto tem a ver com qualquer coisa de muito mais profundo e muito mais assustador.
Isto tem a ver com a espécie de geração que estamos a criar.
Há anos que as nossas crianças não são educadas por pessoas. Há anos que as nossas crianças são educadas por ecrãs.
E o vidro não cria empatia. A empatia só se cria se, diante dos nossos olhos, tivermos outros olhos, se tivermos um rosto humano.
E por isso as nossas crianças crescem sem emoções, crescem frias por dentro, sem um olhar para os outros que as rodeiam.
Durante anos foram criadas na ilusão de que tudo lhes era permitido.
Durante anos foram criadas na ilusão de que a vida era uma longa avenida de prazer, sem regras, sem leis, e que nada, absolutamente nada, dava trabalho.
E durante anos os pais e os professores foram deixando que isto acontecesse.
A aluna que agrediu esta professora (e onde estavam as auxiliares-não-sei-de-quê, que dantes se chamavam contínuas, que não deram por aquela barulheira e nem sequer se lembraram de abrir a porta da sala para ver o que se passava?) é a mesma que empurra um velho no autocarro, ou o insulta com palavrões de carroceiro (que me perdoem os carroceiros), ou espeta um gelado na cara de uma (outra) professora, e muitas outras coisas igualmente verdadeiras que se passam todos os dias.
A escola, hoje, serve para tudo menos para estudar.
A casa, hoje, serve para tudo menos para dar (as mínimas) noções de comportamento.
E eles vão continuando a viver, desumanizados, diante de um ecrã.
E nós deixamos.
Alice Vieira, «JN» de 30 Mar 08"

O artigo denominado "A geração do ecrã" revela as falhas na educação que os jovens da actualidade têm desde pequenos e que depois se reflecte nos seus comportamentos, como por exemplo o caso referido no artigo, o da aluna que agrediu uma professora por causa desta lhe ter tirado o telemóvel.
Hoje em dia, os pais têm menos tempo para os filhos e é esta a única explicação que eu encontro para que os jovens se tornem numa espécie de geração que é criada pelo ecrã. Os pais saem cedo para o emprego, chegam tarde e cansados a casa. Os seus filhos sem poder estar na companhia deles, a conviverem, a fazerem coisas juntos, como antigamente, vão refugiar-se em frente ao ecrã da televisão e basicamente o que são; o que fazem e o que dizem é aprendido a olhar para a televisão. A falta de tempo dos pais não é o único problema causador desta nova geração, penso que o verdadeiro problema é mesmo a televisão! As pessoas vêem demasiada televisão, deviam determinar só um tanto tempo por dia em frente à televisão e/ou seleccionar os programas que sejam mais educativos, porque existe muito lixo televisivo.
Acho que é necessário começar a tomar consciência deste problema e tentar pôr um travão, para que as coisas não se agravem e os jovens voltem a ficar humanizados.
Ver perfil do usuário
the_kid
não tenho net em casa?
não tenho net em casa?

Masculino
Número de Mensagens : 92

MensagemAssunto: Re: Geração do ecrã   Sex 20 Jun - 17:49

nao li tudo sry ja tou cansado e amanha sou capaz de ler melhor Razz
apenas tenho uma cena para contar

estudei em coimbra na escola Dra maria alice gouveia mais conhecida por casa branca e ouve duas situacoes k me "xocaram" (na altura tinha 12 e 13 anos de idade) um aluno xateou se com uma prof e o que fez mandou a pela janela do primeiro andar.....normal?????FO**** esta malta bate mal, que lhe aconteceu expulso da escola, e eu pergunto me entao e um processo crime(o "rapaz"tinha 16ou 17 ja n me recordo ao certo) na PSP k fica a 100m dakela escola????
segunda situcao- aluno chamado ao concelho executivo por andar com uma arma branca, uma navalha que se ele espetaxe alguem tirava lhe as tripas,tinha perto de 20cm, 1 palmo,isto so a lamina :O, tiram lhe a navalha e ele "lixado" da vida sai disparado do C.E. a presidente vai atraz dele agarra o e ele agride a presidente da escola k lhe aconteceu 1semana de suspensao e a prof k ficou com o pe e a mao todo lixado k nao foi a escola durante 1semana?

achas k a cena k apareceu na tv é muito??????

a minha mae que estudou em Lisboa mais propriamente no barreiro contou me historias de alunos a mandarem os carros dos prof para dentro do rio e agressoes.... e so agora e k decidem fazer alguma cena por causa d uma garotita k keria a Me*** do telemovel???

isto tudo para dizer k não e por causa da televisao k andam assim estas coisa ja acontecem a muitos anos....e aposto que kem é mais velho sabe historias com a mesma gravidade ou ate mais...n culpem tudo na T.V. mas sim nas pessoas que n tem ponta de civismo e k nao tem ponta de educação....
Ver perfil do usuário
Andreia
forumeiro
forumeiro

Feminino
Número de Mensagens : 123

MensagemAssunto: Re: Geração do ecrã   Sab 21 Jun - 7:15

O que proponho no texto de reflexão que está abaixo do artigo é uma origem para um determinado problema e a forma de o resolver.
Esses acontecimentos que mencionas-te certamente não têm a sua origem na tv, mas talvez na educação que os pais deram ou não aos filhos, no ambiente familiar... etc.
Ver perfil do usuário
lightsphere
forumeiro
forumeiro

Masculino
Número de Mensagens : 117

MensagemAssunto: Re: Geração do ecrã   Qui 26 Jun - 19:49

também ... amanha leio e comento...

Boa Noite
Ver perfil do usuário http://lightsphere.pt.vu
jotinha
sonhador
sonhador

Masculino
Número de Mensagens : 515

MensagemAssunto: Re: Geração do ecrã   Sex 27 Jun - 3:57

@ kid

entende kid, (pelo menos eu), tou a CAGAR se a TV tem ou não a culpa.

é obvio que não foi a TV que originou e origina certos problemas, como esse da garota e do telemóvel. é tão obvio assim? E SE NÃO FOR?

o que me deixa revoltado (a mim - não falo por ti kid!!), é que a origem e a finalidade da TV (não devia ser), HOJE é passar a PUTA da MENTIRA. ou então, na melhor das hipoteses, passa algo parecido com a verdade, mas com a TUA opinião e as TUAS acções, já defenidas. Tu só fazes o que eles querem. Entende TU como EU, TU, NÓS, VÓS e AVÓS e ELES...

QUE SE FODA A TV!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ver perfil do usuário http://jotinha-online.spaces.live.com/
lightsphere
forumeiro
forumeiro

Masculino
Número de Mensagens : 117

MensagemAssunto: Re: Geração do ecrã   Sex 27 Jun - 5:30

O mais estúpido nesse vídeo é ouvires o aluno que está com o telemóvel a filmar a situação a fazer o seu filme. Vê-se claramente que este aluno não devia estar na aula. Talvez devesse ficar lá fora a dar chutos numa bola de futebol... muito melhor para todos.
A professora também não tem a atitude correcta, mas enfim, muitos professores também estão lá para ditar a matéria e receber o dinheiro ao fim do mês....

A televisão é um cancro invisível e simpático.
Juntamente com a escola são a educação das crianças. Os país esperam meramente que os filhos aprendam na escola o que necessitam para a vida....

Se fores ao núcleo das coisas, da educação, consegues ler sobre o seu fim e ver um bocado por ti.

A televisão é a destruição das gerações, é uma substituição da educação para criar um ser feito de preconceitos sublimemente incorporados nele.

No meu livro de Filosofia do 12º ano vinha está pagina:

A televisão nunca te falou disto....

Destaco: 5 - A televisão embota a imaginação. Fornece à criança um material de fantasmas prefabricados, de tal forma que ela utiliza cada vez menos as suas faculdades criadoras.

Transforma-se num mero ser imitador.
Ver perfil do usuário http://lightsphere.pt.vu
jotinha
sonhador
sonhador

Masculino
Número de Mensagens : 515

MensagemAssunto: Re: Geração do ecrã   Sex 27 Jun - 10:25

quem me dera ter percebido isto aos 2 anos!!!

pena > percebi 20 anos depois... ainda assim FELIZMENTE...

(obrigado light)

p.s.
desculpe DEUS TV tongue

Ver perfil do usuário http://jotinha-online.spaces.live.com/
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Geração do ecrã   

Geração do ecrã
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» CHEGADA DA NOVA GERAÇÃO ADIADA PARA 2013
» Ford Ka não deverá chegar a uma terceira geração
» Todas as gerações da Ecosport
» 2.o aut 2011/2012 coloco GNV 5ª geração ou não ?
» [OPINIÃO] - Kit GNV 5ª GERAÇÂO VALE A PENA?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
fórum do farol de ideias :: Geral :: Pensamentos :: Livre-
Ir para: